Uma sociedade tripartida e de ordens
As sucessivas invasões dos muçulmanos, levou com que a população ficasse insegura e formassem uma nova sociedade ruralizada passando a ser a agricultora a principal actividade económica.
O clero e a nobreza eram os povos mais ricos
A sociedade medieval era tripartida e constituída por três ordens, cada qual com a função:
Clero

Membros do clero
O clero tinha funções religiosas onde oravam e celebravam as cerimonias, culturais que era o grupo sócia com mais escolaridade, tendo em seu cargo o ensino ministrado nas igrejas e mosteiros, sociais ajudavam os doentes e os pobres.
Neste grupo social podemos distinguir dois estratos, o alto clero onde pertenciam os arcebispos, bispos e abades, e o baixo clero constituído por monges e sacerdotes que viviam de forma modesta.
No século X, a preocupação do clero em aumentar a sua riqueza e o afastamento dos valores religiosos levou à criação de duas ordens religiosas a Ordem de Cluny e a Ordem de Cister para a renovação da Igreja Católica.
A partir do século XI o Papa passou a ser considerado a autoridade suprema da Cristandade. Em 1276, foi eleito o único Papa português mais conhecido por Pedro Hispano. Depois de eleito tomou o nome de João XXI.
Nobreza
A nobreza era tal como o clero queria a riqueza e também tinham funções militares e de defesa da cristandade. Os nobres formavam uma aristocracia que eram cavaleiros que combatiam na guerra em auxilio do rei e em troca recebiam títulos e doações de bens. Os cavaleiros para estarem preparados para a guerra, o nobres realizavam torneios e participavam em caçadas.
A grande nobreza a grande nobreza e o alto clero tinham grandes propriedades, designadas por domínios senhoriais ou senhorios.

O domínio senhorial era composto por duas partes, a reserva que era a terra explorada pelo senhor através dos servos e camponeses e os mansos eram pequenas terras arrendadas pelo senhor aos camponeses ou aos servos em troca de um conjunto de obrigações.
Nesta fase vê – se o enfraquecimento do poder real devido ao clima de insegurança. Como tal, os grandes senhores que aprontavam de riqueza e poder militar passam a gozar, nos seus domínios senhoriais, de poderes que deviam ser exclusivos do rei:
- Cobrança de impostos às populações
- Aplicação da justiça;
- Cunhagem de moeda;
- Posse de exército.
Filipe
Sem comentários:
Enviar um comentário