Apesar da queda do Império Romano continuará a estender – se a todos os reinos do Ocidente constituindo um factor de unidade da civilização europeia ocidental. A Igreja Católica começou – se a formar e tentou com que os povos bárbaros passassem a cristãos.
Entre os séculos V e VIII desenvolveu – se uma progressiva evangelização dos povos bárbaros que viviam como pagãos ou arianos.
O processo de cristianização foi desenvolvido através de:
· Movimentos de missionação impulsionados pelo Papa Gregório Magno
· Baptismo do Rei Clóvis que marcou o inicio da conversão dos francos, depois a conversão dos Suevos por S. Martinho de Dume e dos Visigodos por S. Leandro de Sevilha.

Baptismo do rei Clóvis
Monges das ordens religiosas formaram a primeira regra de S. Bento de Núrsia. Os monges pertenciam ao clero regular viviam em mosteiros e obedeciam a uma regra. A igreja religiosa integrava também o clero secular, do qual faziam parte arcebispos, bispos e párocos.
A vida nos mosteiros
Nos mosteiros dedicavam – se à oração e à evangelização, desenvolveram tarefas relacionadas com o ensino, como a criação de bibliotecas e a cópia de livros antigos pelos monges copistas corresponderem a importantes explorações agrícolas e de trabalho artesanal
Trabalho realizado por: Filipe
Sem comentários:
Enviar um comentário