quinta-feira, 8 de maio de 2008

As Invasões Bárbaras



Desde o século V até ao século VI.


O Império Romano começou a perder poder a finais do século II.
Os principais causas dessa decadência foram:
· Problemas económico – sociais como por exemplo aumentam dos preços, epidemias, fomes e o enfraquecimento da agricultura.

· Problemas políticos como por exemplo uma grande dificuldade na administração de um grande império, o poder foi divido por quatro imperadores – tetrarquia imperial.

· Divisão definitiva do império romano em Império Romano do Oriente e do Ocidente, nos finais do século IV. Os povos Bárbaros que viviam para além do império romano eram aliciados pelas riquezas romanas. A partir século III, os Visigodos e os Ostrogodos fixaram – se pacificamente nos territórios romanos. Porém, as violentas invasões feitas pelos Vândalos, Suevos, Alanos, Anglo – Saxões e Francos, povos denominados por Germanos, abalaram de forma drástica o Império Romano do Ocidente, levando a sua queda no ano 476. Também os Hunos participaram nessas violentas invasões.




Formação dos reinos Bárbaros


Os diferentes povos bárbaros ocuparam os territórios do antigo império romano, fundando reinos independentes. Estes reinos deram origem a estados independentes.
A formação de um novo mapa político da Europa inicia uma nova época da História, a idade média.
Trabalho realizado pelo Filipe

Sem comentários: